Conheça alguns costumes diferentes na hora de beber em outros países.

Imprimir PDF

Conheça alguns costumes diferentes na hora de beber em outros países.

Brindar pode parecer simples, mas dependendo de em que país se está, há algumas regras a se seguir.  Vodca, uísque, vinho ou raki. Não importa qual seja a bebida tradicional do país em que esteja visitando. Antes de se preocupar com seu grau alcoólico ao final da rodada de drinques, preste atenção na maneira correta de fazer o brinde.

Esse hábito simples antes do primeiro gole tem regras distintas em diferentes países. E você não vai querer fazer feio ou desrespeitar os costumes locais no momento do tim-tim, certo?
Para não cometer nenhuma gafe e beber como um local, a hellofood, empresa de pedidos de comida online, fez uma lista com dicas e curiosidades sobre o ato de brindar em nove países:

Grécia
No país que é berço dos maiores filósofos da História, a tradição é levada a sério até mesmo na hora de beber. Lá, o anfitrião é a figura mais importante no momento do brinde, e os convidados devem levantar as taças em direção a ele dizendo "Stin igia mas" ("à nossa saúde", em português). Outra curiosidade grega é que só se deve brindar com bebida alcoólica, caso contrário, atrai má sorte.

Rússia
No país da vodca, nada mais comum do que brindar com uma dose da bebida misturada com energético, certo? Errado. Os russos não misturam a vodca com nenhuma outra bebida. Além disso, o ato de oferecer bebida para alguém é visto como uma demonstração de amizade e confiança - portanto, recusar a oferta pode ser encarado como desrespeito

Itália
Que tal um refrigerante para acompanhar a pizza? Se você realmente fizer questão desse pedido, esteja preparado para a cara feia do garçom. O costume dos italianos é beber apenas água ou vinho durante as refeições.

República Tcheca
Os tchecos ficariam bem desconcertados ao presenciar o brinde brasileiro. Enquanto aqui se pode olhar para qualquer lugar na hora de encostar os copos, lá a tradição é não desviar o olhar da pessoa com quem está fazendo tim-tim.

Holanda
Sabe aquela expressão "não aguenta, bebe leite"? Se fosse levada a sério na Holanda, muitos turistas teriam de beber leite nos bares de Amsterdã. Uma das maneiras de tomar uísque no país é para os fortes e apelidada de "cabeçada": a pessoa dá um gole no destilado e, em seguida, toma cerveja.

Egito
Não se preocupe em parecer folgado, é costume no Egito esperar que alguém encha seu copo durante as refeições. Em vez de servir a si mesmo, preocupe-se em completar o copo dos amigos.

Hungria
Nem pense em brindar batendo os copos na Hungria. Em 1848, 13 revolucionários foram executados e os assassinos comemoraram brindando, batendo as canecas de cerveja. Por isso, o comportamento é considerado ofensivo mesmo após 167 anos do ocorrido.

China
Não está com muita vontade de beber? Pois é melhor nem pedir nada. Na China, a primeira bebida é sempre tomada com um gole só e logo em seguida os copos são colocados de ponta cabeça sobre a mesa, para mostrar que estão realmente vazios.

Turquia
Se você está na Turquia, tem de beber um copo do tradicional raki, bebida destilada à base de uva com sabor de anis e que também é conhecida como "leite de leão". Porém, não seja egoísta e cometa a gafe de pedir uma dose só para você, pois isso é considerado uma falta de educação tremenda. Peça sempre uma garrafa para que seja compartilhada pelas outras pessoas na mesa.

 

Por iG São Paulo | 23/09/2015